Comunicado

COMUNICADO

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga, face a algumas notícias e informações produzidas publicamente, vem tecer o seguinte comunicado em relação à abertura da valência Creche das Talhadas:

  1. Compreendemos e respeitamos o desespero e atribulação em que se encontram todos os Pais e Encarregados de Educação das crianças visadas neste processo, que obviamente lamentamos.
  2. No entanto, relembramos que a génese do problema não foi criada pela SCMSV, tendo sim esta instituição, desde a primeira hora em que foi solicitada, estado empenhada na resolução do mesmo.
  3. Efetivamente e após o primeiro contato feito pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, nas pessoas do Sr. Presidente e Sra. Vereadora do respetivo pelouro, houve um conjunto de ações e procedimentos tendentes a uma rápida resolução do problema.
  4. Porém, e infelizmente, a abertura desta creche carece obrigatoriamente de autorizações, procedimentos administrativos e outros de índole burocrático, que ultrapassam os poderes da SCMSV e também da CMSV.
  5. Só para que se entenda, nesta data ainda estamos à espera do protocolo ou autorização da Segurança Social que permita a abertura da creche. Por esse facto, não podemos avançar com datas ou estimativas de datas, porque a Segurança Social continua a solicitar informações e documentação adicional, não nos fornecendo o essencial, que é a autorização para a abertura desta resposta social e, com isso, resolver definitivamente o problema.
  6. Também para conhecimento geral, há já algum tempo (anos) esta Instituição tem na Segurança Social um projeto de conversão parcial do atual jardim de infância em mais vagas para a valência da creche, situação esta que, se fosse resolvida atempadamente, e sem a burocracia sufocante em que vivemos, provavelmente hoje não estaríamos com esta questão da creche das Talhadas em “mãos”.
  7. O posicionamento da SCMSV foi, é e será sempre o mesmo, de contribuir positivamente para solucionar os problemas sociais deste Concelho, com verdade, responsabilidade e equilíbrio na gestão dos recursos financeiros e humanos que tem e recebe.
  8. Continuaremos, como sempre, disponíveis para a resolução dos problemas da nossa população, mesmo quando a responsabilidade dos mesmos resulte de ações de outros.
  9. Reiteramos, mais uma vez, a compreensão na angústia desesperante em que se encontram os visados, mas pedimos que entendam as razões que nos levam a não poder dar a informação que interessa a todos, que é a solução completa e definitiva do problema.

31/08/2022

A Mesa Administrativa,

Maria Fátima Martins Pereira Tavares
Américo Pinto Leitão
Sabino Augusto Hipólito da Silva
João Rodrigues Oliveira
Álvaro Amorim

Nenhum resultado encontrado.